Fantasia: É Gente Ou Animal?

gente-ou-animal

Em resposta ao lançamento de Star Wars – O Despertar da Força, era fácil encontrar pelo menos um canal transmitindo um dos filmes mais antigos da franquia. O personagem em questão desconhecia não só o Star Wars, mas o gênero de fantasia e ficção científica como um todo. À aparição do Chewbacca na tela, virou-se para sua companheira e perguntou: “isso aí é gente ou é animal?”

Será que a fantasia precisa de iniciação?

Vê-se com frequência nas histórias infantis o enredo crianças-do-mundo-real-sugadas-para-o-mundo-de-fantasia, como em O Mágico de Oz, Crônicas de Nárnia, Harry Potter. Não só esta ferramenta torna mais fácil o aprendizado do universo fantástico pelo leitor, mas delimita com mais precisão a fronteira entre a representação do mundo real e do imaginário.

E quando o mundo real é mais imaginário do que o mundo fantástico?

Você pode pensar em Bastardos Inglórios, onde a história sediada no mundo real histórico é desviada do que “realmente” aconteceu; o Realismo Fantástico e suas distorções apologéticas de uma realidade semi-real; ou a Fantasia Urbana (chicks in leather!), gênero caracterizado como “mundo real com um submundo fantástico”. Um limite mais turvo em sua aparência, porém, delimitado.

Poderíamos falar também dos mundos super-reais de David Foster Wallace e Thomas Pynchon, que são detalhados a um nível que os torna irreais aos olhos do leitor.

É gente ou animal?

Definir a fantasia em contraste ao que parece real sempre vai bater de frente com as fronteiras mal traçadas do que define uma representação realista da realidade.

Quando eu ouço o termo fantasia, eu penso num cenário que não é o universo que conhecemos ou a sua extensão – um planeta distante, um futuro ou um passado distante são extensões imaginárias do universo que conhecemos.

Mas não é a Terra Média uma extensão das midlands sob um prisma mitológico? Não estaria Westeros para a Guerra das Rosas como Bastardos está para a França Ocupada?

É gente ou animal?

One thought on “Fantasia: É Gente Ou Animal?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *